COMO PROJETAR UM PEQUENO GRANDE ESCRITÓRIO

Não é o tamanho que importa. É o design. Um pequeno escritório pode ser o centro criativo para você e seus funcionários com um pouco de perspicácia. Algumas empresas podem gerenciar tarefas cotidianas em suas salas de estar ou em cafeterias, mas a maioria acha que não é fácil trabalhar em lugar barulhento.

Um ótimo escritório não precisa ser grande; na verdade, há muitos benefícios em diminuir o tamanho dos escritórios e melhorar o design deles. E, embora seja importante reduzir a desordem e encontrar alternativas de armazenamento para um pequeno espaço, projetar um escritório pequeno realmente excelente requer mais insight e planejamento do que algumas tabelas. Não se trata apenas de decorar um espaço pequeno com diversas caixas de armazenamento embutidas em paredes.

Abaixo estão algumas dicas sobre como projetar um pequeno escritório que ajudará a facilitar a comunicação, atrair negócios e manter seus funcionários felizes.

Use um layout que reflita sua estrutura organizacional]

Como as decisões são tomadas em seu negócio? Todas as empresas, especialmente as pequenas, devem ter clareza sobre mais do que apenas seu orçamento antes de começar a projetar seus escritórios. É aconselhável considerar o fluxo de direção interna ao projetar o escritório. Não é apenas sobre o seu modelo de negócios, mas também sobre como ele é administrado.

Inicialmente, vamos pensar, sua empresa é uma empresa casual ou mais formal? Como seus funcionários planejam se comunicar pessoalmente? O presidente toma decisões e as pessoas seguem? Ou é um ambiente colaborativo onde as pessoas trabalham juntas? Como o espaço incorpora a todos para que os funcionários sintam que estão sendo investidos na empresa?

Mesmo se você estiver lidando com um espaço pequeno, o posicionamento de cada funcionário é importante. A colocação de funcionários em uma área confinada reflete o fluxo de direção da organização. Por exemplo, gerenciar seis funcionários no meio do escritório, lhe dá a chance de ver o que todo mundo está fazendo.

Crie um ambiente flexível e aberto

Cerca de 10 anos atrás, o Programa Internacional de Estudos no Local de Trabalho da Universidade de Cornell publicou um relatório de 77 páginas sobre os escritórios que funcionam. Nele, os pesquisadores examinaram o conceito de “ecologia organizacional”, observando a natureza das estratégias de trabalho que as organizações pequenas e dinâmicas desenvolveram para ajudá-las a enfrentar os desafios de fazer mais rápido e melhor em menos tempo.

Os pesquisadores descobriram que ambientes abertos de pequena escala aumentavam a troca de informações, criavam um ambiente social positivo que apoiava a aprendizagem e a satisfação no trabalho, acomodavam maior flexibilidade e não impediam a capacidade de trabalhar de forma produtiva.

Em outras palavras, lugares grandes – ou outros compartimentos semelhantes – nem sempre funcionam. Se você tem uma pequena empresa com um pequeno escritório, a privacidade será inevitavelmente uma preocupação. Mas a questão significativa, dizem os pesquisadores, é perguntar qual é o equilíbrio certo para sua empresa.

Reflita a atitude de sua empresa

Se você costuma receber clientes, seu escritório deve refletir com precisão seus objetivos de negócios. Ao projetar espaços para empresas, você deve tentar entender como os clientes veem a empresa. Aprenda sobre sua marca e tente ver como o negócio de cada cliente é refletido para o público. Um aconselhamento geral é que os arquitetos devam perguntar: “Qual é a imagem que esta empresa quer representar?”

 

Mesmo que sua empresa não receba clientes, você deve se perguntar como o espaço do escritório deve ser representado para os funcionários atuais e futuros. A arquitetura reflete uma atitude: como você escolhe praticar, como escolhe se comunicar e dependendo de que tipo de empresa é, como você coloca seus valores. E são essas as coisas que você precisa levar em consideração ao projetar um escritório.

 Use a casualidade para o seu benefício

Quando as pessoas se encontram em um ambiente mais descontraído, isso as ajuda a serem mais atenciosas e fazer com que elas se sintam mais confortáveis.

Certamente, uma questão importante a ser abordada é se você deve ou não gastar dinheiro em vantagens como essas, de modificar totalmente os escritórios de sua empresa. Ou se você é um arquiteto, você deve usar de pesquisas ao seu favor para tirar a hesitação de empresários que pensam em modificar os escritórios de suas empresas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco AGORA !