Como usar a decoração Montessoriana

Organizar espaços para as crianças – sejam eles quartos, salas de brinquedo ou salas de aula – é uma tarefa muito divertida, mas também bastante difícil.

Afinal, a opção de mobília, cores, elementos interativos e todos os outros itens que compõem o ambiente é imensa, e a variedade de estilos e designs que podem ser adotados é tanta que é fácil ter dúvidas sobre qual alternativa é a melhor.

O estilo montessoriano é um dos que têm tomado páginas de revistas de decoração, e se tornou bastante popular, além de ser muito elogiado pelos que o adotaram e por profissionais, como arquitetos e pedagogos.

Criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, em 1907, a decoração montessoriana visa dar autonomia à criança para que ela possa, sozinha, aprender e se desenvolver, experimentando diversos elementos.

Para isso, a disposição dos móveis e objetos de decoração ficam à altura dos olhos dos pequenos, e tapetes, barras de apoio, espelhos, brinquedos espalhados pelo chão, armários ou cômodas baixas, são utilizados.

Confira algumas dicas sobre como usar a decoração motessoriana em um espaço para estimular as crianças e também garantir conforto e segurança a elas.

  1. Móveis planejados

Os móveis são um dos principais pontos na decoração montessoriana, já que precisam ser criados e dispostos com atenção.

Por isso, escolher móveis planejados, feitos sob medida é uma das melhores opções, ainda mais se for possível escolher a textura e o material utilizado, para garantir mais experiências aos pequenos.

Atualmente, existem diversas empresas especializadas em criar mobília no estilo montessoriano, e algumas delas permitem que o cliente detalhe especificidades, de acordo com suas possibilidades e gostos.

  1. Colchões no chão e proteção:

Em quartos com o estilo montessoriano, dispor os colchões no chão – como os futons japoneses – ou em cima de pequenas bases de apoio é fundamental, pois assim a criança pode ter acesso fácil ao chão e a circular pelo ambiente.

No caso de espaços de lazer ou pedagógicos, criar um ambiente com colchões ajuda no momento de brincar e interagir, e deixar acessíveis bichos de pelúcia e outros brinquedos é uma ótima maneira para convidar à interação.

Uma dica importante é proteger o local: no caso do espaço para dormir, colocar almofadas nas laterais evita que a criança role e se machuque ou tenha desconforto quando dormir.

Na mobília, é importante evitar cantos de ângulos retos, que podem machucar, sendo possível fazê-los no formato arredondado, ou colocar protetores.

O estímulo ao conhecimento fará com que as crianças interajam muito com os elementos do quarto, e toda a atenção se faz necessária.

 

  1. Diversidade:

Proporcionar um ambiente divertido e variado, com texturas diferentes, escadas, escorregadores, prateleiras baixas e armários com portas e gavetas é muito importante para possibilitar diversas experiências aos pequenos.

No estilo montessoriano, o que se objetiva é que a criança aprenda naturalmente e com sua curiosidade e liberdade, e a melhor forma de fazer isso é dar a ela o acesso a elementos diferentes.

Colocar tapetes de EVA e que imitem grama na área de brincadeiras, barras para apoio nas paredes, com imagens de animais e texturas, livros interativos e brinquedos que estimulem o aprendizado, por exemplo, são uma ótima maneira de aderir à proposta do estilo.

  1. Criatividade:

Talvez esse seja o elemento fundamental quando for criar um cômodo montessoriano, já que ele deve ser pensado para as crianças, com o estímulo à sua criatividade e aquisição de conhecimentos e experiências.

Existem diversos exemplos de decoração montessoriana bastante monótonas, feitas para agradar o gosto dos pais, o que foge da proposta desse tipo de design.

Quando for montar o seu ambiente, utilize elementos coloridos, com luzes, personagens, ursinhos, brinquedos variados, mesinhas para escrita, desenho e tudo mais que torne o local divertido, colorido e interessante.

CONCLUSÃO:

A decoração montessoriana é uma ótima inspiração para ambientes infantis, pois alia um design bonito, simplicidade, criatividade e praticidade ao aprendizado e desenvolvimento da criança.

O mais importante é que o lugar seja pensado para os pequenos, suas necessidades, seus gostos e aquilo que pode lhes desafiar e inspirar.

Assim, o espaço ideal para seu crescimento saudável e com o máximo de experiências positiva será garantido!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco AGORA !