Dicas básicas para decoração de ambientes

Sempre que alguém vai decorar um ambiente, deve pensar na sua funcionalidade, características do local como iluminação, espaço, acesso à eletricidade, possibilidade de inserir estantes e outros objetos na parede… ou seja, há uma série de itens que devem ser observados para evitar problemas dar melhor aproveitamento ao lugar.

Além disso, é preciso conferir ao local uma identidade própria, e que se aproxime à personalidade da pessoa que irá ocupa-lo, já que a nossa casa ou ambiente de trabalho é onde passamos grande parte do dia, e precisam ser confortáveis, organizados, práticos e também agradáveis para nós.

Por isso, a melhor característica de um ambiente bem decorado é aliar a comodidade, a personalidade e a funcionalidade do local, já que, de nada adianta uma sala bonita e com diversos itens decorativos valiosos expostos, se você está decorando um local aonde há crianças e animais brincando e correndo o tempo todo.

Para ajudar você, separamos três dicas básicas que servirão para lhe orientar quando for decorar um ambiente e dar uma identidade única a ele:

1. Procure móveis funcionais:

A variedade de móveis disponíveis é tão grande que é fácil se perder entre as opções.

Não são somente cores, tamanhos e designs diferentes, mas também o espaço que eles ocupam e que dispõem para ser utilizados, além de suas funções, que são bem diversificados.

Sempre que puder, escolha, para a decoração do ambiente, um móvel que também tenha uma ideia funcional: cama box com baú – que permitirá você dispor de mais espaço para organização, estantes verticais com diversos nichos, aparadores com várias gavetas, sofás que podem virar camas, etc.

A utilização de móveis funcionais em ambientes menores é fundamental, e hoje é fácil encontrar um que se encaixe na identidade que você quer dar à peça e ainda agregue espaço a ela.

2. Aposte em acessórios simples e diferenciados:

Os acessórios têm grande importância na decoração, já que são os pequenos detalhes que irão chamar atenção e conferir maior identidade ao local.

Entretanto, o excesso de enfeites, almofadas, porta-objetos e itens miúdos dificulta bastante a limpeza, e pode acabar poluindo o ambiente, transformando o local em uma grande acumulação.

Escolha itens decorativos que sejam diferenciados, como um relógio de parede em formato de roda de bicicleta, um porta-revistas vintage, algumas almofadas felpudas e coloridas.

Tente achar o equilíbrio entre a quantidade de itens ideais para deixar o local único, mas que também facilite a vida de quem irá utilizá-lo.

3. Escolha elementos que podem ser facilmente substituídos:

É muito comum que as pessoas acabem enjoando das peças que frequentam bastante, e tenham vontade de trocar a decoração.

Isso é normal até mesmo porque sofremos mudanças de gostos e personalidades com o tempo, além de novidades surgirem a todo momento, o que nos faz querer conferir nova identidade aos ambientes.

Porém, trocar cadeiras, estantes e sofás, constantemente, é bastante caro, trabalhoso e cansativo.

Por isso, o recomendado é que você aposte em elementos coringas para a decoração, como pufes, lustres e abajures, e também aqueles que são facilmente substituíveis, como capas para sofás, quadros para paredes, assentos para cadeiras, capas de almofadas, tapetes e cortinas.

Além disso, itens de mobília pequenos, como nichos, mesas de centro bancos e estantes pequenas e vazadas, podem ser facilmente mudados com o uso de tintas spray, que são rápidas e eficientes.

Sempre que quiser mudar alguma decoração na sua casa ou em outro ambiente, tente aplicar essas dicas básicas para os novos elementos que você for adquirir.

Dessa forma, você poderá sempre ter a decoração renovada e sem apertar seu orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco AGORA !