ENTENDA COMO FUNCIONA O PROCESSO CRIATIVO E O DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS DE UM DESIGNER DE INTERIORES

A maioria das pessoas tende a desconhecer o processo de pesquisa que os projetistas passam para alcançar o resultado final. É por isso que pensei que seria interessante compartilhar o processo do trabalho de design de interiores ou se você é um designer, pode utilizar essas etapas como dicas para aprimorar o seu trabalho.

Etapa 1: Entendendo a necessidade do cliente

O processo começa com a compreensão do problema do cliente. Isso é tudo e qualquer coisa sobre os objetivos do cliente, valores e histórico geral. Isso geralmente é obtido por meio de uma sessão detalhada de perguntas e respostas com o cliente, que é então usada para produzir um guia de recomendação estratégica ou um resumo do projeto que enfoca a atenção nas áreas que melhor servirão ao cliente. Este passo estabelece as bases para qualquer projeto que leve a um resultado final bem-sucedido.

É necessário saber o que você está projetando e para quem você está projetando. Parece fácil, certo? Mas pode demorar algum tempo para você descobrir. Você precisa passar algum tempo conhecendo e estudando o seu projeto. Qual é o resultado que você espera ter? Existem conversões ou metas que determinam o sucesso do projeto? Qual é a imagem de ambiente que você deseja passar?

Quais peças ou ferramentas esse trabalho envolve?  Quanto tempo você tem para concluir o projeto do início ao fim? Entender prazos e horários é essencial. E se você não puder cumprir o cronograma, não assuma o projeto.

Determinar os custos associados também. E tudo que você precisa para o projeto fornecido – como fontes, ferramentas, etc. – e todas as ferramentas extras que você precisará comprar precisam estar previamente anotadas.

É importante que o designer de interiores faça consultas com os clientes para a coleta de informações, nessas consultas, eles podem e devem discutir o escopo do projeto também. Pergunte sobre seu estilo de vida, preferências de design e outras necessidades associadas ao seu espaço. Também descreva o processo e responda a qualquer dúvida que eles possam ter.

Após essa reunião, muitos clientes estarão prontos para iniciar o processo, assinando nosso contrato de design de interiores e pagando nossa taxa de design inicial. É a partir daí que a mágica começa.

ETAPA 2: O Processo de Brainstorming

Este é o ponto onde os designers começam a usar o que aprenderam ou o que foi citado na etapa 1. É aqui que eles começam a ver como todas as informações coletadas serão comunicadas através de seu design. Depois que uma mensagem geral é estabelecida, eles começam a compilar uma lista de ideias e imagens relevantes que lhes servirão como fonte de inspiração.

Algumas dessas ideias são abstratas e soltas, enquanto outras são mais diretas e estreitamente relacionadas. Muitas vezes, é necessário o uso de mapas mentais para organizar e explorar como essas ideias serão relacionadas e conectadas ao que o cliente deseja.

O objetivo geral é ganhar uma perspectiva ampliada da mensagem visual que o designer que passar. Compilar ideias leva a esboços. Essa etapa ajuda a ser mais eficiente e elimina ideias e conceitos medíocres dando lugar para ideias mais fortes.

Design de interiores tem tudo a ver com comunicar uma mensagem, então, para comunicar efetivamente essa mensagem, um designer precisa entender para quem está projetando e, em seguida, ser capaz de traduzir essa pesquisa em uma solução visual única que envolva o espectador.

O passo final e mais emocionante é a instalação. Com uma enxurrada de comoção, a equipe, em conjunto com os instaladores, executará o plano de projeto.

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